Quem somos

Eis que de uma amizade sincera, desejos de mudar o mundo e auxiliar pessoas com o mesmo ímpeto.. advém Relligare, com o intuito de reunir ferramentas que contribuam com educadores ambientais e supram o vazio metodológico onde permite-se construir participativamente uma infinidade de bons conceitos, empenhando no desenvolvimento de posturas proativas relacionadas aos problemas sócio-ambientais visando especificamente a aprendizagem e  o exercício da cidadania ambiental através das três éticas que permeiam o Desenvolvimento Sustentável:  Solidariedade, Sustentabilidade e Cooperação.

Thaianna Cardoso é natural de Florianópolis, graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC onde atualmente é pesquisadora do Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Governança da Água e do Território/GThidro, que a permite estar envolvida com a criação e implantação do Primeiro Instrumento para a Gestão Social da Bacia do Rio Cubatão-Sul/SC: REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL da Bacia. Atua na área de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água e do Território, Educação Ambiental e a Gestão Social de Bens Comuns.

http://lattes.cnpq.br/1603575053395789

Laís Emily é bolsista do CNPq, pelo programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, cursa Graduação Sanduiche na Universidade de Aveiro Portugal, estudante de Engenharia do Ambiente. No Brasil é graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais/ Faculdade de Engenharia campus João Monlevade-MG. Atua como conselheira do Instituto Arbore projetos e pesquisas que visa prioritariamente à promoção humana e social, conservação e recuperação ambiental. Participa de projetos de pesquisa e extensão no âmbito sócio-ambiental, educação ambiental e gestão de resíduos.

 http://lattes.cnpq.br/6191791318504658

Yam Castelfranchi, graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Trabalha como pesquisadora do Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Governança da Água e do Território/GThidro, como bolsista do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água na Bacia do Rio Cubatão do Sul: Criação da Rede de Educação Ambiental da Bacia. Vem desenvolvendo, ao longo da sua graduação, pesquisas na área de Governança de Bens Comuns e Metodologias Sociais para a Governança.

Link para Lattes

8 Respostas to “Quem somos”

  1. Túlio Gonçalves fevereiro 22, 2011 às 3:08 am #

    O Laís, bacana demais essa iniciativa vocês estão de parabéns. É com atitudes como essa que conseguiremos atingir nossos objetivos de conscientização ambiental, mais uma vez meus parabéns.

    Abraços.

  2. anne brownin-aiken fevereiro 22, 2011 às 3:19 am #

    Parabens!Voces tem muitos amigos/colegas que esta fazendo as mesmas coisas. Por favor, dexa os examplos ou os estudos de campo.Quando tradco os artigos meus, posse enviar-los.
    Abrasos,
    Anne

    • Relligare fevereiro 25, 2011 às 12:57 am #

      Olá Professora Anne,

      Fico muito feliz com sua visita e sua manifestação em disponibilizar seus artigos, seria fabuloso..
      Com certeza tentaremos trazer aqui estudos de caso, e bons exemplos de pessoas que como nós lutam por esta nobre causa!

      Abraço carinhoso
      Thaianna

  3. Marcio Cardoso fevereiro 22, 2011 às 11:52 am #

    Thai e Laís, muito legal essa idéia !!!
    Então aí vai minha primeira contribuição…
    Relligare no sentindo que trazermos aqui, parte de uma nova conexão com a natureza visto que muitas pessoas entendem que a natureza está fora dela. Essa percepção é prejudicada na construção de cada um onde trazemos muitas informações, porém sem conceitos com um rigor que ampliem nossas visões sobre as coisas. Nesta construção pessoal há muitos aspectos, um deles é a construção de nossa epistême que nos tornam especialista em determinados assuntos e só ampliamos nossa capacidade de entender qualquer fenômeno que estudamos quando construímos ou reconstruímos novos conceitos que são necessários para o entendimento das coisas que queremos resolver. Então como viemos ao mundo com influências em nossa educação familiar, cultura, com quem vivenciamos como nossos amigos e de uma peculiaridade que vem conosco e nos explicita únicos é o que moldamos no dia a dia para entender como dialogizamos com esse grande mundo tão complexo que nos acessa todo momento. Para cuidá-lo trabalhamos com a idéia de RELIGARE, não no sentido sacro/religioso, mas sim no sentido de percebermo-nos como parte de um todo, de que tudo esta interligado e que isso nos une com uma proposta, um compromisso com o coletivo, com um ideal de mundo, com a espiritualidade universal e o futuro que está vínculada a um mundo melhor aqui para todos.
    “As novas gerações que chegam é o momento em que tudo se renova”
    Márcio Cardoso.
    Presidente Instituto Autopoiésis Brasilis

  4. Ana Carolina fevereiro 23, 2011 às 9:48 pm #

    Nossa muito legal esse projeto, como faço para participar?

  5. Vinicius Bigode fevereiro 27, 2011 às 12:45 pm #

    Muito importante a iniciativa vc’s tem todo meu apoio. Em meu ver a educação seja ela qual for e a base mais importante. Bjo especial pra Lais que eu já conheço do eneemb . sucesso pru blog ;p

  6. Alba março 11, 2011 às 1:52 pm #

    Eiii meninas,
    parabens pela iniciativa,
    muito legal o blog de vcs!!!

  7. Ana Carolina março 11, 2011 às 2:16 pm #

    Lala posta amanha sobre a onda gigante que começou no Japão e vai atingir 50 paises
    a onda vai atingir até o Chile,esta previsto dela chegar no Chile hoje oito horas da noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: