Preservar x Produzir – O Desafio do Novo Código Florestal Brasileiro

2 maio

A degradação das florestas brasileiras vem atingindo dimensões alarmantes em todos os biomas, colocando toda a biodiversidade em risco de extinção devido à desintegração do habitat.  Manejos florestais e programas de plantios de espécies nativas são algumas das medidas governamentais contra o processo de devastação ambiental com objetivos de recuperar os ecossistemas devastados. A publicação do Código Florestal ocorreu em 1934 e vem sofrendo diversas modificações ao longo dos anos, porém seu objetivo central é sempre manter a proteção do patrimônio ambiental brasileiro. Esses bens são mais que uma diversidade de arvores e animais, é o que garante a fartura de água e qualidade do nosso solo e responde pelo Brasil ser um dos maiores produtores na rede alimentícia. Portanto destruir as florestas é colocar primordialmente a economia do país em risco. A definição do novo Código Florestal brasileiro em pauta no Congresso, atualmente abre brechas na legislação com perspectivas de aumentar o desmatamento, prejudicando nossas esperanças de prosperidade. Faz-se necessário revisar o atual Código Florestal para a correção desta distorção da Lei 4.771/65, não desconsiderando as áreas já utilizadas com atividades agropecuárias e, ao mesmo tempo, ampliar a realidade da disciplina sobre o uso correto da vegetação existente no país abrindo espaço desta forma para a aplicação de condutas ambientais adequadas.

” Uma lei não pode se adaptar aos interesses de um único grupo, nem anistiar de forma irresponsável crimes do passado: a anistia é a premiação do crime – e a indicação que o desrespeito vale a pena no Brasil. “ (Greenpeace Brasil)

É, por isso, importante influenciar positivamente as estruturas globais, para travar a destruição da floresta e preparar o caminho para um aproveitamento ecologicamente aceitável  garantindo a segurança do território.

Laís Emily

Anúncios

Uma resposta to “Preservar x Produzir – O Desafio do Novo Código Florestal Brasileiro”

  1. Amanda Moraes maio 2, 2011 às 10:50 pm #

    A Lei não pode ser mudada só por interesse de certas pessoas não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: