Olá Mundo!

21 fev

A criação deste blog tem a intenção de refletir e dispor a todos aqueles que arriscam-se ao desafio de Educar, ferramentas para ações e práticas com seus grupos. Educar para uma nova postura cultural e um novo olhar gerador de comportamentos condizentes com a era de relações sustentáveis a qual vivemos.

Entendemos que para isto é imprescindível uma abordagem pedagógica que, religue-nos a natureza e conosco mesmo, ou seja, que se construa uma ética e uma estética de beleza nas relações entre o humano e a natureza, através da formação e capacitação no processo de mediação da reconstrução do mundo numa perspectiva sustentável.

A escolha do nome RELLIGARE nos direciona a idéia de que Educação Ambiental é uma estratégia pedagógica para a construção de um religare cognitivo do humano com a natureza e consigo mesmo, já que compreendemos que a indiferença do humano com a natureza que se relaciona é um defeito nesta ligação.

Em resumo a abordagem cognitiva objetiva a aprendizagem das pessoas em aprender com o próprio operar pela atuação entre os sistemas: imunológico, responsável pelo processamento das emoções e, neurológico, responsável pelo processamento dos sentimentos. Justificando a suma importância da abordagem construtivista contrapondo os moldes expositivos da educação tradicional.

Parece um pouco óbvio, afinal quando fazemos aprendemos mais facilmente do que quando somente observamos, porém não é uma tarefa fácil possibilitarmos esse processo todos os dias, dinâmicas.. vivências.. existe uma infinidade de recursos que se usados a favor dos educadores representam resultados incríveis no processo pedagógico, tratando-se de educação ambiental principalmente.

Este desafio também é compartilhado por mim, Thaianna Cardoso em Santa Catarina e Laís Emily em Minas Gerais, amiga e futura colega de profissão que tenho a felicidade de ter comigo neste Projeto, realizaremos atividades nas comunidades e tentaremos descrever a vocês processos e resultados para que possam ser replicados em mais ações pelo país.

Esperamos que esta economia de experiência seja de bom proveito a educadores deste país, e contamos com a contribuição de todos que possam nos enriquecer com boas práticas.

Thaianna Cardoso

RELLIGARE!!!

REFERÊNCIAS:

SILVA, Daniel Jose da. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. 1998. 240f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1998, 240f.


Anúncios

3 Respostas to “Olá Mundo!”

  1. Diego Felipe Bettanin fevereiro 22, 2011 às 1:17 am #

    Parabéns Thaianna, excelente iniciativa, temos que transpor as limitações da sala de aula, formar e disseminar uma perspectiva de mundo atual e necessária para nosso futuro e de nossos filhos. Ter visão de longo prazo para transpor a atual conjuntura política e social debilitada por pessoas extremamente desqualificadas para tratar da questão ambiental no Brasil.

  2. Aline Matulja fevereiro 22, 2011 às 9:11 am #

    Queridas autoras, o texto introdutório do Religare já nos deixa o gostinho da qualidade e responsabilidade com que vocês lidam com a Educação Ambiental. Assim como o planeta ganhou vocês de presente, espero que as palavras desta página semeiem ao redor do mundo o desejo criativo da pedagogia entre professores, engenheiros, arquitetos, músicos, médicos, entre outros transformadores de mundo!

  3. Flávio Rosamovitz fevereiro 22, 2011 às 12:41 pm #

    Thaii, parabéns pela preocupação e inicitiva!
    Assim como você acredito que tudo irá mudar começando pela educação.

    ” No passado, durante quase toda a história da humanidade, a maior ameaça para a sobrevivência humana era a natureza. Hoje é a cultura.” (Extensão a educação)

    Bjo’s e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: